O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobrevoou, na tarde desta segunda-feira (24), as áreas do Extremo Sul do estado atingidas pela forte chuva dos últimos dias. Ao lado do chefão da Casa Civil de Lula (PT), Rui Costa (PT), e do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), Jero deu um ‘confere’ nos municípios de Porto Seguro, Belmonte e Santa Cabrália.
Jerônimo garantiu, logo após a ‘vistoria’, que vai atuar para recuperar os pontos destruídos na região.
Leia mais
Ministros de Lula autorizam construção de 696 casas em Itabuna
“Sobrevoamos a região e vimos os estragos causados pelas fortes chuvas. Viemos prestar nossa solidariedade e fizemos o combinado de continuar juntos, nesse momento de emergência e depois para a recuperação dos pontos necessários, tanto na cidade quanto na zona rural”, disse Jero.
Ex-governador do estado, Rui Costa também falou sobre a atuação na região, que já sofreu com situações parecidas nos últimos anos.
“Nosso trabalho é acolher, prestar solidariedade e fazer entregas importantes para estas localidades. Aqui na Bahia, os trabalhos emergenciais se tratam de tirar água de onde é possível, além de socorrer as famílias, com distribuição de colchões, mantimentos e a oferta de um lugar digno para as pessoas ficarem”, pontuou.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), até a tarde desta segunda (24), são 16 desabrigados, 5 096 desalojados e 412 afetados por efeitos dos desastres. Santa Cruz Cabrália, Ilhéus, Belmonte e Porto Seguro já decretaram situação de emergência, mas também sorem com o temporal os seguintes municípios: Anagé, Caraíbas, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itabuna, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda e Vitória da Conquista.
A Sudec também já mandou sete caminhões com donativos de kits humanitários. Além disso, o Corpo de Bombeiros permanece atuando no Sul e Extremo Sul.