29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Exercendo sua fé! - 18/04/2025, 09:50 - Da Redação

Jerônimo participa de missa e integra tradicional Procissão do Fogaréu

Tradição foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia

Jerônimo Rodrigues participando de missa em Serrinha
Jerônimo Rodrigues participando de missa em Serrinha |  Foto: Joá Souza/GOV BA

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia desde 2019, a Procissão do Fogaréu movimentou, nesta quinta-feira (17), a comunidade católica de Serrinha e região, no nordeste baiano, mantendo uma tradição que completa 95 anos em 2025. O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou da tradicional Missa da Ceia do Senhor, na Catedral Senhora Sant'Ana e acompanhou a procissão, marcando a Semana Santa no estado.

Leia Também:

A celebração litúrgica relembra a última ceia de Jesus com os seus discípulos. Já a procissão, conduzida pelo bispo Dom Hélio Pereira, encena a busca e a prisão de Jesus Cristo pelos guardas romanos, com saída da Catedral Senhora Sant´Ana para a Colina Santa.

Como parte dos rituais do dia, no início e no final da procissão são encenados dois atos da Paixão de Cristo pela Companhia de Teatro da Catedral.

Patrimônio cultural

O reconhecimento da Procissão do Fogaréu como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, por parte do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado (Ipac), foi publicado no Diário Oficial, em 31 de agosto de 2019.

exclamção leia também