
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) usou a recente tentativa de intervenção em assuntos internos causada pelo governo Donald Trump para ilustrar a importância do 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.
Leia Também:
“Naturalmente nesse momento não posso deixar de tratar do assunto que é a tentativa dos Estados Unidos de querem criar um ambiente de desconforto na relação diplomática. Isso é muito ruim para o Estado brasileiro, para a soberania, para a independência. Então, nós nos alinhamos nesse momento pedindo que todos nós estejamos sempre atentos aos nossos direitos e a responsabilidade que nós temos para as próximas gerações da nossa luta diária pela independência”, afirmou o governo durante coletiva de imprensa antes o desfile cívico, neste domingo (7).
O petista fez referência as medidas tomadas pelo governo norte-americano contra o Brasil, como o tarifaço a importações brasileiras e sanções econômicas a ministros ao Supremo Tribunal Federal (STF). Trump alega, entre outras coisas, que as medidas seriam uma reação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no STF por tentativa de golpe de Estado.
Legado
Na ocasião, o governador também reforçou a relevância da data magna para o povo brasileiro. Ele frisou que é necessário mostrar a sua importância para que a nova geração perpetue o seu legado.
“Eu participo com muita emoção, sempre fiz isso, já desfilei em escolas, já toquei em banda, e agora com o governador eu tenho mais uma obrigação, que é de representar o Estado. Que a gente possa fazer um ato de tranquilidade, de paz e garantir que a independência do Brasil seja repassada para outras gerações, e que as gerações futuras e seguintes possam repetir o ato, levando as atitudes heroicas daqueles que lutaram pela independência do Brasil”, pontuou.