O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sugeriu, nesta quinta-feira (31), adotar a estratégia utilizada pelas forças policiais na Bahia para combater o crime organizado no Brasil. Durante o encontro com o presidente Lula, outros governadores, ministros e autoridades do Poder Judiciário, no Palácio do Planalto, Jero ressaltou que a estratégia utilizada no Estado pode ser aproveitada em todo Brasil.
Leia também:
Lula recebe possíveis adversários em 26 para tratar da criminalidade nos estados
Ministro fala em “aprimorar Constituição” e apresenta PEC de segurança
“Os três 'Is' que nós tratamos na Bahia valem muito para o governo federal. O I da inteligência, nós temos que investir em inteligência. O de integração das forças e o I de investimento”, disse.
O petista reforçou a importância de combater a criminalidade e destacou que todas as autoridades devem se unir para deixar o Brasil mais seguro.
“Esse é um tema de extrema importância, e nós estamos dispostos a darmos as mãos, como o senhor vem fazendo, para criarmos um ambiente de segurança”, pontuou Jerônimo.
Além do governador, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), José Carlos Souto de Castro Filho, também estiveram no encontro.
Propostas da PEC
A proposta de emenda constitucional (PEC) apresentada pelo governo federal busca modernizar o combate ao crime organizado no Brasil, tornando a segurança pública uma responsabilidade mais colaborativa entre União e estados.
Para isso, propõe mudanças na Constituição que ampliam as atribuições da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que passará a se chamar Polícia Ostensiva Federal, com competência para patrulhamento em rodovias, ferrovias e hidrovias, além de apoio a estados sob demanda.