Jero entrega equipamentos e prega trabalho duro contra a estiagem

Governador anunciou medidas nesta sexta-feira (15)

Home / Política

Combate à seca - 15/12/2023, 16:15 - Cássio Moreira- Atualizado em 15/12/2023, 16:26

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) entregou, nesta sexta-feira (15), 89 tratores e 200 pipas aos prefeitos do interior baiano. A medida é uma das ações de enfrentamento à estiagem que atinge quase 170 cidades do estado.

Leia mais

Governador apresenta ações contra estiagem em cidades da Bahia

Mais cedo, na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), Jero se reuniu com os prefeitos para anunciar um pacotão de medidas para bater de frente com a seca, como pedido de autorização de crédito para comprar alimentação animal, participação em leilão de milhos e ações conjuntas com as prefeituras.

No evento de entrega dos equipamentos, no Jardim dos Namorados, em Salvador City, Jero pregou solidariedade e parceria para superar o momento.

"É hora de solidariedade. Muitas comunidades, por mais que os prefeitos queiram, não tem nem água para o carro pipa pegar. Pedimos a Deus e a São Pedro para que possa, a partir do dia 20, cair chuva. Mas independente de chuva ou não, nós vamos trabalhar para que a ação, enquanto governo do Estado, não seja isolada. Tem ação compartilhada com prefeitos, deputados federais, estaduais, senadores, que votam emendas, a UPB, a Federação dos Consórcios [...] Estamos aqui fazendo uma parte das entregas, existem outras ações", destacou o governador.

Imagem ilustrativa da imagem Jero entrega equipamentos e prega trabalho duro contra a estiagem
Foto: Cássio Moreira/Portal MASSA!

Em entrevista ao Portal MASSA!, logo após a entrega dos tratores, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso (PT), destacou a importância das ações para 'sair na mão' com a crise da seca.

"Entre as entregas, estamos falando de tratores, pipas, carrocinhas. Tudo isso ajuda a mitigar os efeitos da seca, porque os proprietários precisam transportar alimentos alternativos da caatinga, água. É uma demonstração pequena do que o governador vai fazer em um montante, seja de mitigação, como também as ações que servem para conviver com a seca, mas de média e longa duração. No total, são R$ 850 milhões que foram anunciados hoje em uma reunião de trabalho com prefeitos, e agora nesse ato aqui de entrega de equipamentos", pontuou Osni, que completou.

"É a certeza de que nosso governo se voltará com um olhar bastante sensível, principalmente com aquele que está mais precisando, que é o homem do campo, que está passando necessidade", assegurou.

exclamção leia também