O nome do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, foi aprovado, nesta quarta-feira (13), pelo plenário do Senado para ocupar a cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), com 47 votos a favor e 31 contra. Para ser aprovado, o gestor da pasta precisava de 41 votos.
Minutos após a aprovação de Dino, o líder do governo no Congresso, Jaques Wagner (PT), usou o X, antigo Twitter, para parabenizar o novo ministro da Suprema Corte pela vitória no Congresso.
“Parabenizo Flavio Dino pela aprovação, no Senado Federal, de seu nome para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. A acertada decisão premia uma carreira de sucesso como juiz, deputado, governador e ministro da Justiça”, escreveu o senador baiano.
Parabenizo @FlavioDino pela aprovação, no @SenadoFederal, de seu nome para exercer o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. A acertada decisão premia uma carreira de sucesso como juiz, deputado, governador e ministro da Justiça. pic.twitter.com/p5PB3liUE3
— Jaques Wagner (@jaqueswagner) December 14, 2023
"Tenho certeza de que o senador Flávio Dino está à altura dos desafios que o esperam na defesa da democracia, dos direitos sociais e da Constituição brasileira", acrescentou
Antes, o titular da Justiça passou por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, que durou mais de 10h. Na oportunidade, ele opinou sobre a possibilidade de haver mandato no STF.
Além do Ministério da Justiça, Dino já ocupou o cargo de governador no Maranhão por dois mandatos e também já foi juiz. Em 2022, foi eleito para o Senado.