28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Escolhido pelo Senado - 13/12/2023, 21:38 - Da Redação

Confirmado! Flávio Dino será parceiro de Xandão no STF

Votação foi secreta e o placar foi de 47 votos a favor e 31 contra

Flávio Dino foi sabatinado no senado, nesta quarta-feira (13)
Flávio Dino foi sabatinado no senado, nesta quarta-feira (13) |  Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

O ministro da Justiça, Flávio Dino, foi aprovado, na noite desta quarta-feira (13), para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Dessa forma, ele atuará ao lado de ministros como Alexandre de Moraes, o Xandão.

A votação foi secreta e o placar foi de 47 votos a favor e 31 contra. Foram registradas duas abstenções e uma ausência. Ele precisava de 41 votos para ficar com a cadeira do STF.

Mais cedo, ele e o subprocurador Paulo Gonet, indicado à Procuradoria-Geral da República, foram aprovados em votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Dino assumirá a vaga deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou compulsoriamente da Corte, ao completar 75 anos de idade, no início do mês. Rosa foi nomeada pela então presidente Dilma Rousseff, em 2011.

Quem é Dino?

Flávio Dino é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com mestrado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Foi juiz federal por 12 anos, período no qual ocupou a presidência da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e a secretaria-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele deixou a magistratura para seguir carreira política, elegendo-se deputado federal pelo Maranhão, em 2006.

O ministro também presidiu a Embratur entre 2011 e 2014, ano em que se elegeu governador do Maranhão. Em 2018, foi reeleito para o cargo. Nas últimas eleições, em 2022, elegeu-se senador e, logo após tomar posse, foi nomeado ministro da Justiça e Segurança Pública. Agora, aos 55 anos, é o indicado do presidente Lula para o STF.

exclamção leia também