Os servidores públicos do estado da Bahia, beneficiários do Planserv, vão ganhar uma unidade de saúde exclusiva com a implantação do Hospital de Brotas, localizado na Avenida Dom João VI, em Salvador. Será oferecida assistência de média e alta complexidade, além de atendimento de urgência, adulto e pediátrico.
A assinatura do contrato foi realizada no gabinete da Secretaria da Administração (Saeb) com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão do equipamento.
"O hospital entra em operação até 20 de junho, com 78 leitos de emergência adulto, salas cirúrgicas, leitos de unidade de terapia intensiva (UTI), exames de diagnóstico de imagem, leitos de internamento pediátrico, entre outros equipamentos. Na primeira quinzena de dezembro, o hospital entra com sua capacidade plena, com 150 leitos, destacando hemodinâmica e emergência pediátrica", declarou o secretário da Administração, Edelvino Goés, acrescentando que o Hospital de Brotas promoverá, ainda, a criação de 800 empregos diretos na capital.
De acordo com a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito, a unidade será hospital referência para o convênio. "O Planserv terá, agora, nesse equipamento, uma oportunidade de oferecer mais serviços para os seus usuários. E a gente espera atingir um atendimento eficiente para o público beneficiário", pontuou. Segundo ela, a criação do hospital atende a uma reivindicação do funcionalismo estadual.
Veja também:
Zé Neto revela "crise permanente" no Cras na gestão Colbert
Os serviços do Hospital de Brotas incluem procedimentos cirúrgicos com especialistas em ortopedia, coloproctologia, cirurgias de cabeça e pescoço e bucomaxilofacial. Também serão oferecidos serviços laboratoriais, como anatomia patológica, centro de gastroenterologia, endoscopia e colonoscopia, bem como serviços de imagem com sedação, ecoendoscopia, ecocardiografia e ressonância magnética, entre outros. A unidade oferecerá, ainda, serviços de saúde itinerantes para o interior do estado.
De acordo com Ian, superintendente do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), a capacidade instalada é de, aproximadamente, 700 cirurgias por mês, 4,3 mil diárias de internação em leitos de enfermaria e terapia intensiva, 3 mil atendimentos nas emergências, mais de 5 mil exames de imagem e 3,6 mil consultas no centro médico do Hospital de Brotas.