O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), devolveu uma estátua de onça de ouro que recebeu da Embaixada da Arábia Saudita, nesta segunda-feira (31). De acordo com o Ministério, o petista fez a devolução do objeto sob orientação da Receita Federal.
Caso não devolvesse, Haddad teria que entregar o presente ao acervo da União. A posição do ministro vai na contramão do que foi feito pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ganhou joias dos parças sauditas em uma viagem feita em 2021, mas não devolveu os valiosos objetos. Segundo o canal CNN Brasil, o item já foi devolvido.
Além das joias, acervo de Bolsonaro tem outros itens na mira na PF
“Como protocolo, a oferta de presentes a autoridades públicas deve ser feita com aviso prévio ao cerimonial do órgão público agraciado. Por esse motivo, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, orientou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a devolver a estátua de uma onça, recebida do governo da Arábia Saudita, à embaixada do país em Brasília, o que será prontamente atendido”, disse a pasta em nota.