Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irão se reunir com o governo federal nesta sexta-feira (9), para debater sobre a greve da categoria que já dura 28 dias. No encontro, haverá uma negociação sobre reajuste salarial e valorização da carreira.
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) espera que tudo se resolva até a próxima sexta-feira (16) para que a greve possa ser encerrada.
Leia mais: STF decidirá se testemunha de Jeová pode recusar transfusão de sangue
Ex-PRF de Bolsonaro envolvido em bafafá fica livre da prisão
Além do reajuste salarial, os trabalhadores pedem melhoria nas condições de trabalho e, também, valorização da carreira.
O governo acionou a Justiça para que serviços essenciais continuem funcionando normalmente e, por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é necessários que cada agência funcione com, no mínimo, 85% das equipes.
Veja o que as reivindicações dos trabalhadores:
Reconhecimento da carreira do seguro social e da política de previdência como essencial e parte do núcleo estratégico do Estado;
Inclusão das atividades de auditoria, controle, fiscalização e combate à fraude nos benefícios previdenciários e assistenciais como parte das atribuições da carreira do seguro social;
Alteração do critério de ingresso para o cargo de técnico do seguro social para nível superior, mais condizente com a complexidade do trabalho que é desempenhado por estes servidores.