A empresa Avanço Transporte decretou paralisação em 100% da frota que atua na cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A greve teve início na madrugada desta quarta-feira, às 4h, segundo o Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos.
De acordo com o comunicado, as principais pautas pleiteadas pelos trabalhadores são demissões injustificadas; pagamento das rescisões, conforme convenção coletiva de trabalho; trabalhadores sem carteira assinada (diaristas); escala de serviço e folga; além de excesso de operação 4x4.
Leia mais:
Brasil registra mais de 5 mil mortes por dengue; veja números na Bahia
Coroa leva golpe de R$ 80 mil em Salvador e coloca banco 'no pau'
"Esperamos que a empresa se posicione pelas demandas dos trabalhadores. Foram realizadas mais de oito reuniões até que acontecesse esse fato lamentável da greve", disse Mário Cleber, presidente do Sindicato.
Ao todo, a paralisação vai afetar, por turno, cerca de 5 mil pessoas que utilizam o serviço de transporte público. A previsão é que cerca de 10 mil pessoas sejam atingidas com a mobilização.
Na tarde desta terça, às 14h, acontece mais uma rodada de negociações envolvendo a empresa e os trabalhadores. O encontro acontece na sede da Avanço, no bairro do Caji, em Lauro de Freitas.
Procurada pela equipe de reportagem do Grupo A Tarde, a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) informou que ainda está apurando mais informações sobre a situação. Confira as linhas atingidas:
1. Vida Nova X Boca da Mata (Salvador)
2. Jambeiro (Lauro) X Piatã (Salvador)
3. Vida Nova X Piatã
4. Jambeiro X Estação Mussurunga
5. Hospital Metropolitano X Estação Aeroporto
6. Areia Branca X Estação Águas Claras