A ideia é aliviar o tráfego na Avenida São Cristóvão e facilitar o acesso à BA-535, a chamada “Via Metropolitana”, construída para viabilizar a chegada ao Litoral Norte da Bahia sem a necessidade de atravessar a região central de Lauro de Freitas, cada vez mais urbanizada.
De acordo com o anteprojeto obtido pelo Grupo A TARDE, a nova via seria construída por dentro de Mussurunga, com acessos locais ao bairro. Também há previsão de viadutos, de uma ponte sobre o Rio Ipitanga e até a possibilidade de um túnel.
A licitação visa contratar estudos para a elaboração dos projetos básicos de desapropriação e de engenharia, além da prestação de assessoria técnica na obtenção da licença ambiental necessária para a construção da nova via. O custo estimado da contratação é de R$ 4,8 milhões.
“A implantação do Contorno de São Cristóvão confere aos usuários da nova via uma redução de trajeto a ser percorrida, em torno de 3,2 km que levando em consideração o volume de tráfego a ser gerado (14.000 veículos/dia), teremos uma economia de combustível na ordem de R$ 9.580.032,00/ano; sem levar em consideração a economia de tempo e aspectos de segurança de trânsito”, justificou a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), no termo de referência da licitação.
“Esse traçado permitirá melhoria significativa das condições de trafegabilidade do trecho urbano da rodovia BA-099, na região de Lauro de Freitas, bem como, da Avenida São Cristóvão, desafogando o trânsito congestionado nestes locais e facilitando o acesso à Via Metropolitana”, acrescenta o documento.
Leia mais:
Câmara aprova urgência para projeto que equipara aborto a homicídio
A Seinfra já realizou a avaliação técnica das propostas, dando a maior nota para a empresa “Maia Melo Engenharia Ltda.”. Neste momento, o processo licitatório está na fase de recursos.