O governador Jerônimo Rodrigues (PT) parece estar encantado com os carros elétricos da BYD. Nesta segunda-feira (18), ele rasgou vários elogios aos automóveis da fabricante chinesa em visita ao espaço onde será construída a empresa, no Polo Petroquímico, em Camaçari.
"O carro tem muita tecnologia embarcada, muita. Vai de onde você tem três pontos que você coloca o celular e enquanto você está dirigindo, o celular está carregando. Você faz comando de voz, você liga ar-condicionado, desliga, vidro, retrovisor e você com o aparelho do celular, você manipula o que você quer. Se você quiser ligar seu ar-condicionado antes de entrar no carro, você liga pelo celular, se você quiser abrir porta, fechar porta, ligar carro. Então, é muita tecnologia embarcada. E por um preço que dentro da realidade existente e na conta entre o que vai consumir de manutenção, é um carro que tem muito menos peças, então, em relação ao carro a outro tipo de combustíveis, o que barateia a manutenção e além disso, é um carro sofisticado por um preço acessível", detalhou o governador.
Jero também destacou as expectativas para redução dos preços dos veículos. O plano do governo é que, com a chegada da BYD, outras empresas do segmento se interessem e deem entrada não só na Bahia, mas em todo o Brasil.
Leia Mais:
Jerônimo anuncia aumento nos investimentos da BYD em Camaçari
Boa, piva! Jero pede agenda da BYD com deputados
"A expectativa tanto minha quanto a do Lula é que a gente comece com um carro desse. Esse popular, 110 mil reais, mas a tendência é que ao decorrer do tempo que outras concessionárias, empresas virão produzir no Brasil, a concorrência deverá baixar esse valor", prometeu.
Uma grande preocupação para os potenciais consumidores da marca são os pontos de recarga para os carros elétricos, já que o estado carece dos equipamentos, algo que está sendo avaliado pelo governo do estado.
"Solicitei para que a gente pudesse já começar a instalar, pelo menos nos órgãos de governo, pontos de carregadores, e a própria BYD já ofereceu ali uma quantidade para que a gente já possa ir instalando dentro das unidades do estado carregadores elétricos, e também a empresa que eles são parceiros, que é a Shell, irá enviar já de imediato. Vocês vão acompanhar, a gente vai fazer uma agenda de anúncio para que a Shell possa já instalar tanto nos postos de gasolina, quanto em outros pontos de venda para que as pessoas possam, necessitou, encostou, colocou na tomada normal, dá uma carga no carro e segue a viagem", concluiu o petista.