29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

MUDANÇA - 24/02/2025, 20:58 - Redação - Atualizado em 24/02/2025, 21:08

Fogaréu na Câmara deve acelerar debate sobre nova sede em Salvador

Novo local de debate entre os vereadores já está definido

Parte do teto do prédio da Câmara de Salvador pegou fogo na tarde desta segunda-feira (24)
Parte do teto do prédio da Câmara de Salvador pegou fogo na tarde desta segunda-feira (24) |  Foto: Olga Leiria | Ag. A TARDE

O incêndio que atingiu o teto do Salão Nobre e da sala da Presidência da Câmara Municipal de Salvador (CMS), na tarde desta segunda-feira (24), acendeu a discussão para a transferência 'urgente' do local da Casa Legislativa.

Leia Também:

Antes do acidente, havia um debate interno para que os vereadores fossem transferidos para o Cine Excelsior, na Praça da Sé, e o local se tornasse um museu. A mudança também se estende para a sede da prefeitura, após recomendação do Ministério Público Federal (MPF).

Após o caso desta tarde, a discussão sobre o assunto deve ser acelerada, conforme informou o 1º vice-presidente da Casa, vereador Maurício Trindade.

"Isso deve acelerar a mudança para o Cine Excelsior, na Praça da Sé, junto com a mudança da Prefeitura, que vai ser no Palácio Arquiepiscopal. Isso aqui se tornará um museu e um local apenas para eventos mais históricos e homenagens", disse Trindade.

Afastado das atividades após realizar uma cirurgia, na última quarta-feira, 19, o presidente Carlos Muniz (PSDB) falou sobre o caso nas redes sociais e anunciou, por hora, a transferência das discussões legislativas para um novo local.

“Hoje a Câmara de Salvador foi atingida por um incêndio. O Paço Municipal é uma estrutura histórica, com 475 anos, além de ser a Casa do Povo e primeira Câmara de Vereadores do país, possui um acervo que conta a história da nossa cidade”, diz um trecho da nota do tucano. E acrescenta: “As sessões vão ser transferidas para o auditório do Centro de Cultura. Reforço o meu compromisso com a transparência e a segurança de todos”.

Deste modo, os vereadores planejam discutir sobre a troca da sede na sessão legislativa, programada para próxima terça-feira, 25, às 14h30, horário regimental.

Em conversa com a imprensa, o vereador Cláudio Tinoco, 1º secretário da CMS, afirmou que, em breve, o chefe do Legislativo tratará novidades sobre a restauração e recuperação do Paço Municipal.

“O presidente Carlos Muniz já nos orientou e ele mesmo vai anunciar para todos muito, em breve, o plano de restauração e recuperação desse patrimônio. E que a gente possa ter a oportunidade de mudar a sede do plenário da Câmara, deixando o Paço Municipal como um grande memorial da história da nossa cidade”.

exclamção leia também