27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Eleições - 11/04/2023, 18:34 - Cássio Moreira

Feira deve ter novo ‘embate dos Zés’ pela prefeitura em 2024

Ex-prefeito Zé Ronaldo (União Brasil) pode voltar à cena para salvar grupo abalado por gestão Colbert

Deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) também surge
Deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) também surge |  Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara/Divulgação/Ascom

Embora só aconteça em outubro de 2024, a disputa pela Prefeitura de Feira de Santana, a ‘Princesinha do Sertão’ e segunda maior cidade da Bahia, já cria expectativas e especulações sobre os possíveis candidatos. Está em jogo a sucessão do atual prefeito, Colbert Martins (MDB).

Nome da ala ‘raiz’ do MDB baiano, Colbert vive um inferno astral, fruto da sua conturbada gestão. Suspeitas de irregularidade, relação ‘de centavos’ com a Câmara Municipal, brigas com o governo do Estado e decisões desacertadas fizeram com que o ‘segundo’ mandato do emedebista fosse marcado por polêmicas e instabilidade. Até mesmo pedidos de CPI e possibilidade de impeachment foram discutidos desde 2021. Para isso, o ex-prefeito José Ronaldo (União Brasil) deve entrar em ação mais uma vez como ‘bombeiro’ do grupo político.

Ao Portal MASSA!, fontes ligadas a José Ronaldo, que já tocou a Princesinha por quatro oportunidades, a última até 2018, quando renunciou para disputar o governo, confirmam que o ex-prefeito já conversa com aliados para viabilizar o seu nome e concorrer a um quinto mandato. A possibilidade de Zé Ronaldo aparecer na urna é alta, de acordo com um os nomes escutados pela reportagem.

Leia mais

Esnobado por ACM Neto, Zé Ronaldo costura e mira prefeitura de Feira

Para combater um Zé, só mesmo outro Zé. Por isso, o PT deve lançar novamente o nome do deputado federal Zé Neto para a sucessão municipal. O embate entre xarás já ocorreu em 2012 e 2016, e o petista perdeu em ambas as oportunidades.

Zé Neto esteve perto de conquistar a prefeitura em 2020, quando venceu Colbert no primeiro turno, mas sofreu um revés no segundo turno, e a vitória escapou pelas mãos. O próprio deputado já declarou recentemente que a tendência é que volte a disputar o cargo no próximo ano.

Um terceiro fator

O deputado estadual Pablo Roberto (PSDB), ainda em primeiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), não esconde seu desejo de colocar o nome no tabuleiro, e surge como um possível nome. Em entrevista ao Portal MASSA!, Pablo ressaltou que o pleito ainda está distante, mas que ele deve dialogar até lá para representar o seu grupo político. Como trunfo, o tucano tem o aval do presidente estadual da legenda, deputado Adolfo Viana.

“Nós estamos e vamos continuar trabalhando muito para reunir condições de criar uma viabilidade e que, no próximo ano, eu possa estar disputando, em nome do nosso grupo, a Prefeitura de Feira de Santana. É claro que falta ainda um tempo de aproximadamente 17 ou 18 meses e, até lá, é muito diálogo, muitas reuniões e muitos encontros conversando com os partidos políticos, conversando com as lideranças políticas da cidade, com tudo aquilo que for possível ser feito para criar uma viabilidade”, iniciou Pablo, que continuou.

“Graças a Deus eu conto com o apoio do meu partido, o PSDB, que já é uma largada importante. O presidente estadual Adolfo Viana tem trabalhado muito junto com a bancada estadual para que as condições possam ser concretizadas, conversando com partidos políticos de musculatura. Então até lá é trabalhar muito, conversar muito, dialogar muito com os partidos, com as forças políticas para que, com fé em Deus, no próximo ano a gente possa disputar a Prefeitura de Feira de Santana”, completou em contato com Portal MASSA!.

Nos bastidores, uma costura entre Pablo e o PL, comandado pelo bolsonarista João Roma, também é vista com bons olhos. A cidade é considerada um ponto importante a ser conquistado pelos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro na Bahia.

Outro nome especulado é o da ex-deputada federal Dayane Pimentel. Sem mandato após perder a tentativa de reeleição, a ex-bolsonarista tentou a prefeitura em 2020 pelo extinto PSL, mas não obteve sucesso. Hoje no União Brasil, a parlamentar pode enfrentar dificuldades internas para viabilizar o seu nome, já que a legenda já tem em José Ronaldo um candidato com potencial de vitória. Além disso, nomes ligados ao grupo acreditam que a posição de Dayane no segundo turno da eleição municipal, quando apareceu nas inserções de Zé Neto declarando que não votaria em Colbert, deve empacar qualquer sonho da ex-parlamentar.

Ainda correm por fora Angelo Almeida (PSB), deputado licenciado e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, e o ex-deputado Carlos Geilson. Carlos, que foi candidato em 2020, quando obteve a quinta colocação, vem de um resultado fraco nas urnas em 2022, quando não conseguiu agarrar a cadeira na Assembleia Legislativa (Alba).

A reportagem tentou contato com Zé Neto, Dayane Pimentel e José Ronaldo, citados no texto, mas não conseguiu retorno até a publicação.

exclamção leia também