25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Descaso! - 31/07/2024, 17:16 - Da Redação - Atualizado em 31/07/2024, 17:40

Falta de transporte dificulta crianças com deficiência em Feira

A ausência da distribuição gratuita de fraldas descartáveis também é contestada

Colbert Martins (MDB) é o atual prefeito de Feira de Santana
Colbert Martins (MDB) é o atual prefeito de Feira de Santana |  Foto: Divulgação

A falta de transporte para Tratamento Fora do Domicílio (TFD) em Feira de Santana vem prejudicando a vida de diversas crianças no município. Cansada do descaso, Angélica Santos Nascimento resolveu fazer uma denúncia na Tribuna Livre da Câmara Municipal, nesta quarta-feira (31).

Angélica tem uma filha de 16 anos que está sendo prejudicada porque não consegue ir às consultas devido à falta de transporte, que deveria ser disponibilizado pelo município. “Podemos ser desvinculados da instituição, pois eles entendem que, se deixamos de ir, é porque não precisamos”, afirmou.

A mãe também relatou que, ao procurar a prefeitura que tem como atual gestor Colbert Martins (MDB), foi informada sobre a “ausência de automóveis adequados para o transporte de cadeirantes”. Ela fez um apelo: “Eu não tenho condição de levar minha filha para um atendimento sem a sua cadeira. Não posso carregar no colo uma criança de 16 anos”. Na zona rural de Feira de Santana, Angélica diz que “a situação é semelhante e muitos pacientes podem ter o acompanhamento comprometido pela falta de transporte adequado”.

Leia mais:

Após 'mão boba', Michelle Bolsonaro fica ligeira com governador de SC

Marketeiro de Lula irá assumir campanha de Zé Neto em Feira

Banco lançará Pix por aproximação em outubro; saiba qual e como será


Outra 'bronca' feita por Angélica é a falta de fraldas descartáveis gratuitas para famílias de crianças com deficiência, disponíveis em muitos municípios brasileiros. Segundo ela, “o BPC (Benefício de Prestação Continuada) não é suficiente para sustentar a mim, minha filha e as despesas da casa, como água e luz”.

A presidente da Casa Legislativa, vereadora Eremita Mota (PP), criticou o “descaso e a negação de direitos às pessoas com deficiência”. Eremita destacou que a Câmara Municipal está de portas abertas para ouvir as demandas dessas pessoas e de seus pais, mães e responsáveis.

O Portal MASSA! entrou em contato com a prefeitura de Feira de Santana, que afirmou que a paciente já realizou 379 viagens com o transporte municipal, o qual, segundo eles, beneficia mais de 17 mil pessoas cadastradas.

Confira nota na íntegra:

O Transporte Fora do Domicílio (TFD) realizou 379 viagens para essa paciente específica, sem nunca negar agendamento.

No dia 6 de junho, apesar do veículo ter sido disponibilizado, a paciente não compareceu nem justificou sua ausência. Em 25 de julho, a viagem não foi possível porque a cadeira de rodas da paciente não era compatível com o veículo, impedindo o deslocamento. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já tomou providências para garantir que essa situação não se repita.

Atualmente, o TFD beneficia mais de 17 mil pessoas cadastradas. A frota é composta por 10 veículos de uso contínuo, incluindo quatro ônibus, quatro ambulâncias e dois carros. Esses veículos passam por vistorias rigorosas a cada 30 dias, seguindo padrões de segurança exigentes para garantir o bem-estar de todos os passageiros.

exclamção leia também