A partir de outubro, o Itaú Unibanco promete lançar no mercado uma nova modalidade de pagamento, o Pix por aproximação. A inovação permitirá que os consumidores realizem transações financeiras de maneira ainda mais rápida e prática, precisando apenas aproximar o celular da maquininha.
A interação, no entanto, só será possível com as maquininhas de pagamento da Rede, que foi adquirida pelo Itaú Unibanco em 2012; não sendo assim, outra possibilidade são as carteiras digitais Apple Pay e Google Pay.
Leia mais:
Paralisação de agências vai afetar diversos serviços no Brasil; veja lista
Assista: gato com patas 'de coelho' intriga população de cidade baiana
O Pix por aproximação visa agilizar significativamente o processo de pagamento, reduzindo o tempo médio de uma transação para apenas 6 segundos. Comparativamente, o método tradicional de desbloquear o aparelho, abrir o aplicativo bancário e efetuar o Pix leva em torno de 36 segundos.
A segurança das transações é garantida, com cada operação sendo autenticada por senha ou biometria, conforme as políticas de segurança do dispositivo do usuário. Isso mantém o alto padrão de segurança que o Pix já oferece, agora aliado à conveniência da tecnologia de aproximação.