26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

ESQUECIDOS CHURRASCO... - 07/05/2025, 12:00 - Wiliam Falcão

Escanteados! Relembre políticos que morderam a boca em Salvador

Antes bem votados, ex-vereadores e deputados federais perderam prestígio com os eleitores e amargaram derrotas nas urnas

Igor Kannário e Leo Kret já estiveram no topo dos mais votados em Salvador
Igor Kannário e Leo Kret já estiveram no topo dos mais votados em Salvador |  Foto: Agência Câmara e Divulgação

Você já deve ter se perguntado por onde aquele político que um dia já esteve entre os mais votados para o cargo de vereador de Salvador e até mesmo para deputado federal. Eleitos com promessas de lutar pela favela, pelas mulheres e outras minorias, alguns deles parecem não ter agradado ao próprio público e foram jogados para escanteio pelos eleitores.

Leia Também:

Para relembrar alguns nomes ‘esquecidos no churrasco’, o Portal MASSA! separou uma lista de políticos que mordeu a boca e, consequentemente, foram derrotados nas eleições.

Igor Kannário

Nome envolvido em polêmicas com frequência, Igor Kannário se elegeu em pela primeira vez a um cargo político em 2016. Com mais de 11 mil votos, ele foi eleito vereador de Salvador com a promessa de lutar pela favela.

O 'Príncipe do Gueto' chegou a se eleger a deputado federal em 2018, no entanto, não conseguiu se reeleger em 2022 e acabou perdendo o reinado na política.

Nas eleições municipais de 2024, Kannário até tentou voltar para a Câmara Municipal da capital baiana, contudo, o cantor teve apenas 1.553 votos e saiu derrotado nas urnas. Ele não ocupa nenhum cargo político atualmente.

Leo Kret

Outro nome do pagodão baiano que já brotou na Câmara de Salvador é Leo Kret. Eleita pela primeira vez em 2008 com 12.861 votos, a dançarina também foi perdendo o prestígio dos próprios eleitores.

Atualmente, ela foi nomeada para ocupar a Diretoria Geral da Secretaria Municipal de Reparação (Semur) depois de ter tentado se eleger nas eleições do ano passado, mas ter perdido a disputa com apenas 6.153 votos.

Leandro Guerrilha

O radialista Leandro Guerrilha também sentiu o gostinho de ser eleito pelo povo e depois ser jogado para escanteio. Ele foi eleito para o cargo de vereador de Salvador em 2012, tentou continuar no cargo em 2024, mas com 6.221 votos também foi mais um derrotado nas urnas.

Leandro Guerrilha em ação na Câmara Municipal de Salvador
Leandro Guerrilha em ação na Câmara Municipal de Salvador | Foto: Valdemiro Lopes

No início deste ano, Leandro Guerrilha foi nomeado para atuar como secretário parlamentar da vice-liderança do bloco composto entre PL e Solidariedade. Conforme tabela atualizada em 2017, o salário do cargo é de R$ 7 mil.

Laina Pretas Por Salvador

Militante e oposição à Prefeitura de Salvador, Laina Crisóstomo foi eleita vereadora em 2020 com 3.635 votos. Porém, a ex-edil não conseguiu obter o mesmo sucesso nas urnas em 2024.

Apesar de ter recebido 5.656 votos, número maior do que quando foi eleita, a quantidade não foi o suficiente para fazer com que ela continuasse no cargo. Laina foi nomeada, neste ano, para a função comissionada de secretária parlamentar na Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público na Assembleia Legislativa da Bahia.

Laina bateu na trave e não conseguiu se reeleger
Laina bateu na trave e não conseguiu se reeleger | Foto: Gabriela Araújo / Ag. A Tarde

Tia Eron

Por fim, a ex-vereadora e deputada federal Tia Eron, que sempre figurou entre as mais votadas em Salvador e na Bahia.

Em 2014, ela foi eleita deputada federal com 116.912 votos, sendo a mulher mais votada do estado. Quatro anos depois, a quantidade de apoiadores caiu bruscamente e, com apenas 69.153 votos, a ex-parlamentar ficou no quase.

Tia Eron está de molho na política desde 2019
Tia Eron está de molho na política desde 2019 | Foto: Douglas Gomes | Republicanos

Tia Eron assumiu a SecretAria Nacional de Políticas para Mulheres (SNPM) em 2019, mas atualmente não ocupa nenhum cargo político e parece ter caído no esquecimento dos eleitores.

exclamção leia também