
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, na noite desta quinta-feira (17), e esclareceu as ameaças dos Estados Unidos à soberania brasileira, ao Poder Judiciário e ao Pix. Lula chegou a chamar a tarifa de 50%, imposta pelo país aos produtos brasileiros, de “chantagem inaceitável”.
Leia Também:
O líder do Poder Executivo defendeu a autonomia do Judiciário brasileiro e afirmou ver como um “grave atentado à soberania nacional” a tentativa de interferência de Trump nos assuntos internos do país. “Contamos com um Poder Judiciário independente. No Brasil, respeitamos o devido processo legal, os princípios da presunção da inocência, do contraditório e da ampla defesa”, afirmou o presidente.
Lula também, sem citar nomes, alfinetou a família Bolsonaro, criticando os políticos que apoiam as medidas tomadas pelos Estados Unidos, que visam prejudicar a economia nacional.
“Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do país e os danos causados ao nosso povo”, indagou o presidente.
A Polícia Federal já investiga a atuação de Eduardo Bolsonaro na Casa Branca e seu envolvimento com as medidas tomadas pelo governo estadunidense.
Por fim, o presidente veio em defesa do sistema brasileiro de pagamentos, o Pix, que recebeu, na última terça-feira (15), ataques vindos do Representante de Comércio dos Estados Unidos, afirmando que abriria uma investigação contra o Brasil a mando de Donald Trump.
“O Pix é do Brasil. Não aceitaremos ataques ao Pix, que é um patrimônio do nosso povo. Temos um dos sistemas de pagamento mais avançados do mundo, e vamos protegê-lo”, afirmou o presidente do Brasil.