
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) revelou que terá uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Adolfo Menezes (PSD), nesta terça-feira (28).
Durante a inauguração do primeiro Coletivo Bahia pela Paz, no bairro de Águas Claras, o governador disse que o encontro não foi marcado para tratar das eleições na Alba, mas admitiu que o assunto vai ser discutido.
“Eu quero discutir a minha ida no dia 5, por conta da mensagem que eu vou ler na abertura dos trabalhos. Eu quero discutir com ele quais os projetos a gente pode pensar, estratégias, como fizemos um balanço das propostas enviadas para a Assembleia no ano de 2024. É claro que deverá ter uma conversa sobre isso [eleições na Alba], mas já disse, eu não vou interferir, é o Poder Legislativo que tem que escolher. Eu tenho o desejo sim de ver um presidente como Adolfo, que é um parceiro, um homem que não é de meias palavras, ele coloca as coisas muito bem firmes no que tem que fazer, e a Assembleia respeita a presidência dele”, destacou o governador.
Leia mais:
“A gente vai perder de novo”, diz Alden sobre oposição de Jerônimo em 2026
Jerônimo revela papo com Fábio Mota sobre agressão a torcedores na Fonte Nova
As eleições na Casa acontecem na próxima segunda-feira (3). A reeleição de Adolfo para o terceiro mandato está praticamente certa, mas ele pode deixar o cargo por determinação judicial, já que ele assumiria um novo mandato dentro da mesma legislatura, manobra que não é permitida e pode ser contestada na Justiça.
Nesta segunda-feira (27), durante agenda de governo, Jerônimo reforçou o pacto com a principal com o PSD. A sinalização do gestor afasta as especulações sobre uma possível 'rasteira' do PT para conseguir o controle do legislativo estadual.
O PT terá Rosemberg Pinto, líder do governo no legislativo, como primeiro vice-presidente na Mesa Diretora, após as negociações sobre uma possível indicação de Angelo Coronel (PSD) para o posto, em uma tentativa de manter o PSD no controle da Alba, caso Adolfo deixe o cargo. Uma mudança no regimento da Casa, entretanto, distancia a hipótese.