
O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) demonstrou preocupação com a situação atual da oposição ao governo de Jerônimo Rodrigues (PT) na Bahia. Nos últimos meses, alguns prefeitos que antes eram aliados de ACM Neto (União Brasil) migraram para a base governista, o que acendeu um alerta entre os opositores em relação às eleições para governador de 2026.
Para o parlamentar, essa debandada de prefeitos não é por acaso, já que muitos aliados de Neto têm apontado um distanciamento do ex-prefeito de Salvador em relação aos municípios.
"Eu acredito que essa debandada não é à toa. Tenho conversado com muita gente que hoje faz parte da base de ACM Neto, e eles sentem claramente o distanciamento, o afastamento, a falta de prestígio, a falta de diálogo. Não há reuniões para alinhar discursos, pautas ou estratégias. Estamos sem liderança aqui na Bahia", afirmou Alden em entrevista ao Portal Massa!.
Leia mais:
Alianças de prefeitos com governo Jerônimo deixam ACM Neto preocupado para 26
Prefeito recém-eleito abandona ACM Neto e se junta a Jerônimo
Segundo o deputado, a oposição precisará traçar novas estratégias para evitar mais uma derrota para o petista nas eleições de 2026.
"Eu acho que a gente precisa mexer nesse tabuleiro. Do jeito que está, não vai dar certo; vamos perder de novo. Está havendo um excesso de confiança, achando que todos vão apoiar o provável candidato só porque ele é o candidato. Ele precisa trabalhar mais as bases, conversar mais com as pessoas", declarou Alden. O parlamentar também defendeu a ideia do PL lançar um candidato próprio ao governo da Bahia.
Conforme reportado pelo Grupo A Tarde, alguns prefeitos anunciaram recentemente a adesão à base do governo. Entre eles, estão Nal Azevedo (Avante), de Guanambi; Mário Galinho (PSD), de Paulo Afonso; Dr. Léo (MDB), de Buritirama; Jacque Soares (Podemos), de Nilo Peçanha; Rick de João Lulu (Avante), de Brejões; e Eduardo Hagge (MDB), de Itapetinga.