Nas eleições municipais de 2024, o eleitor que estiver fora do seu município eleitoral, ou que por algum motivo esteja impossibilitado de votar, não precisa se preocupar em ir até as zonas eleitorais justificar o voto. Agora, é possível justificar a ausência de casa, pelo celular ou aparelho conectado à internet.
Leia também:
Galera que vai trabalhar depois do voto chega cedo às urnas
Coordenadora do maior colégio eleitoral de Salvador fala sobre desafios
O voto é papel obrigatório dos cidadãos de 18 à 70 anos, conforme a Constituição Federal. Os eleitores que estiverem fora desta faixa etária e ou apresentarem condições especiais, podem votar de maneira facultativa.
O prazo para justificar a ausência no 1º turno das eleições de 2024 vai até 5 de dezembro de 2024.
Para aqueles que estão na faixa etária de voto obrigatório e não vão conseguir ir até as urnas no primeiro turno de eleições, que acontece neste domingo (6), o Portal MASSA! mostra como justificar seu voto, sem precisar ir até a zona eleitoral. Confira:
Justificar voto através do aplicativo e-Título
Ao acessar o aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral, disponível para IOS e Android, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será direcionada a um juiz eleitoral. O aplicativo solicita a sua geolocalização precisa, para analisar se você está dentro do seu município, ou não.
O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa. Em caso de ausência nos dois turnos, o eleitor será submetido a duas multas.
Sistema Justifica do TSE
O eleitor também pode justificar sua ausência através do site ou aplicativo do TSE, sendo necessário anexar os documentos que comprovem a ausência na votação, como atestado médico ou de trabalho.
O prazo para justificar a ausência através deste meio é de 60 dias após o dia da eleição.