26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eleições 2024

Eleições municipais - 06/10/2024, 10:43 - Amanda Souza

Coordenadora do maior colégio eleitoral de Salvador fala sobre desafios

A votação começaram às 8h deste domingo(6)

Emanuele Maltez, coordenadora voluntária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA)
Emanuele Maltez, coordenadora voluntária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) |  Foto: Amanda Souza/ Portal Massa!

O Rotary, agora o maior colégio eleitoral de Salvador, ultrapassando o tradicional Luiz Viana, está no centro das atenções para as eleições municipais de 2024. E como com grandes poderes vem grandes responsabilidades, a preparação para o dia de votação é desafiadora, como ressaltou Emanuele Maltez, coordenadora voluntária do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que desde 2014 trabalha na instituição no dia de votação.

Leia mais:

Torcedores da dupla Ba-Vi ‘brotam’ para votação com corações divididos

Kleber Rosa fala sobre disputar 2º turno: “A gente vai sair vitorioso”

“Chegamos aqui às 6h30 da manhã para receber os mesários, distribuir o material a cada um dos presidentes das seções e depois disso nós ficamos ainda com a coordenação, as orientações aos mesários, além do público também, que demanda muito de nós”, disse. “Tem eleitor que não encontra a sua sessão, ou a sessão mudou, ou perdeu o título e não sabe exatamente, e aí nós ficamos com essa parte também de orientar, embora não seja a função específica da coordenação”, contou.

Outro ponto importante é a acessibilidade. O Colégio Rotary adaptou os locais das seções para garantir que eleitores com necessidades especiais possam votar sem obstáculos. “Deslocamos as seções de acessibilidade logo nesse primeiro pavilhão, no primeiro corredor, um espaço que não tem escada, mas tem rampa. Quem sinalizou ao TRE a necessidade foi deslocado para essas salas”, pontuou.

O colégio é enorme e exige um trabalho muito bem articulado. Com o novo título de grandeza recebido este ano, os desafios ficam maiores para garantir que a votação ocorra com tranquilidade. “Esse colégio é muito grande. São 25 seções em um pavilhão, e 17 no outro. Muitos eleitores e um desafio muito grande para que seja um dia de tranquilidade”, contou Emanuele.

exclamção leia também