O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que, apesar de um resultado melhor que o de 2016 nas eleições municipais, o PT ainda se encontra na “zona de rebaixamento”. Segundo Padilha, o partido precisa melhorar ainda mais seus resultados para retomar o protagonismo no país.
A intenção do PT é reconectar-se com a classe média brasileira e, por isso, haverá uma reunião para discutir os resultados das eleições. “O PT é o campeão nacional das eleições presidenciais, mas, na minha avaliação, ainda não saiu do Z4 [zona de rebaixamento] em que entrou em 2016 nas eleições municipais”, declarou.
Leia mais:
Cadela ajuda a eleger prefeito pela segunda vez em Fortaleza
Felipe Santana afirma que sua eleição foi um “pedido de renovação”
Padilha destacou algumas conquistas do partido, como a vitória na capital Fortaleza e a eleição em outras cidades importantes no segundo turno. No entanto, ele acredita que ainda é necessário um esforço de recuperação para que o PT volte a ser um partido mais protagonista, especialmente nas grandes e médias cidades.
Outro ponto enfatizado foi o número recorde de reeleições no país. Segundo o ministro, esse fenômeno foi impulsionado pelo bom momento econômico vivido.
“Hoje também fiz um balanço, trazendo os números para o presidente e reforçando que a grande vitoriosa foi a reeleição. Houve um verdadeiro tsunami de reeleições no país, com uma taxa de 82%, a maior da história”, afirmou Padilha.