O prefeito de Passos Maia (SC), Nei Nervis (PT), foi o único membro do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a vencer a disputa pela prefeitura em 2024. Nervis derrotou o candidato Ego (MDB) com 54,23% dos votos válidos, mas afirmou que, mesmo assim, não deixará o assentamento onde mora.
Nei destacou que, em uma cidade com pouco mais de 5 mil habitantes, metade da população vive em assentamentos. Por esse motivo, ele não pretende deixar o local para ocupar o cargo na prefeitura.
"A gente se criou dentro do MST, em barracos de acampamentos e assentamentos. Trabalhamos primeiro com enxada e foice, depois com animais, cavalo, bois. Depois foi carvão, passamos para gado leiteiro. Depois de muitos anos, a gente começou a poder comprar algumas máquinas. Hoje, a gente tem um parque de máquinas", disse o prefeito.
Leia mais:
Saiba o dia e horário que Lula vai colar em Camaçari
Bolsonaro compartilha vídeo e pede anistia para envolvidos no 8 de Janeiro
A economia de Passos Maia é baseada na pecuária leiteira, madeireiras e produção de grãos. O prefeito eleito se comprometeu a criar crédito para a compra de máquinas agrícolas tanto para os grandes produtores quanto para os assentados. Ele também pretende regularizar os terrenos ocupados.
Essa foi a primeira vez que o MST formou um grupo para concorrer às eleições municipais. A iniciativa pode ser considerada um sucesso, pois o movimento conseguiu eleger 133 políticos entre vereadores, vice-prefeitos e o prefeito Nei Nervis.