O candidato a prefeito de Camaçari, Flávio Matos (União), comentou durante sabatina no A TARDE Eleições sobre as negociações da prefeitura para a implementação de ônibus elétricos no município. Segundo Flávio, algumas empresas já testaram seus veículos e, quando for aberto o processo licitatório de R$ 95 milhões, será escolhido o melhor para a cidade.
"O recurso está garantido, R$ 95 milhões, e vamos licitar. Algumas empresas já colocaram algumas unidades para teste, verificando o tamanho dos veículos, os corredores centrais, e como atender melhor com esses ônibus elétricos, considerando a realidade da nossa cidade. O importante é que falemos a verdade para a população. Temos uma licitação que vai entrar em curso, e quando isso ocorrer, a BYD será sempre bem-vinda", afirmou o candidato nesta segunda-feira (23).
Flávio Matos também desmentiu algumas acusações do candidato Luiz Caetano (PT), que havia afirmado que a gestão do atual prefeito Elinaldo (União) foi responsável pela saída da Ford do município. Matos garantiu que foi feito de tudo para a continuidade da empresa norte-americana e que todos os benefícios serão concedidos também para a BYD, em troca de algumas contrapartidas, como os ônibus elétricos.
Leia mais:
Esculhambou: Rui diz que Bolsonaro "não fez nada" em seu governo
Jorge Solla comenta saída da ViaBahia e espera rescisão de contrato
"Ele [Caetano] diz que o prefeito permitiu que a Ford fosse embora, mas que o governador está trazendo a BYD. É sempre uma jogatina com palavras para tentar enganar o cidadão. Nós tentamos impedir que a Ford saísse, até porque fornecemos durante muitos anos. Foi o nosso grupo que trouxe a Ford. Aliás, o grupo do meu adversário votou contra, no Congresso, para que a Ford viesse para cá nos anos 2000. Ao longo dos anos, conseguimos manter a isenção do IPTU, a redução do ISS, e todos os benefícios fiscais municipais para garantir os empregos foram mantidos. O mesmo será feito com a BYD. Sentamos à mesa e determinamos que todos os benefícios fiscais serão garantidos, mas as contrapartidas têm que existir", assegurou o candidato.
Para Flávio, caso seja eleito, é importante que, além da chegada da BYD, Camaçari construa a imagem de cidade sustentável com a aquisição dos ônibus elétricos, em contrapartida aos benefícios fiscais.
"Essa parceria é fundamental para que a mobilidade aconteça, mas, sobretudo, para que eles também façam essa mídia na nossa cidade, para que tenhamos uma cidade realmente exemplar, com uma nova matriz energética, uma descarbonização importante, e a utilização dos nossos ônibus elétricos. Vamos trabalhar para transformar Camaçari em uma cidade modelo. Procuraremos essa empresa para associar os nossos benefícios fiscais. ISS, IPTU, ITIV, TLF, todos os impostos municipais deverão ter contrapartidas da empresa. A contrapartida desses 30 ônibus será destinada às empresas que já estão operando, com um termo de cessão desses veículos pela prefeitura, para que essas empresas possam continuar o serviço sem ter o custo de aquisição de novos equipamentos", avaliou Matos.
Confira sabatina na íntegra: