Entre os eleitores no maior colégio eleitoral de Salvador, o Colégio Rotary, em Itapuã, estão muitos jovens que vão votar pela primeira vez nas eleições municipais de 2024. Entre os estreantes, a estudante Beatriz Costa, de 18 anos, que contou ao MASSA! como foi o processo de emissão do título e as expectativas para a primeira vez no pleito.
Leia também:
Idosos relatam dificuldades para votar no Colégio Luiz Viana
Veja como acompanhar fila de votação em tempo real
“Eu estudo aqui mesmo no Rotary, estou no terceiro ano, e tirei o título por conta da idade, que já obriga”, contou. “Aqui na própria escola eles deram a chance de tirar o título, trouxe a documentação e fiz”, contou Beatriz, que até tentou tirar o título na última eleição, quando não era obrigada a votar, mas perdeu o prazo.
Sobre a votação, ela garante que reconhece a importância de escolher bem os seus representantes. “É a minha vida, o meu futuro, então votar é muito importante. Eu faço esporte, e escolhi votar em quem prometeu coisas nesse sentido, e espero ver mudanças”, contou.
Os relatos dos estreantes no pleito também tratam sobre a expectativa com a muvuca. Beatriz contou que achou rápido, assim como Marcos Santana, de 18 anos, que foi acompanhado da mãe, Viviane Gomes, para votar pela primeira vez. “Eu não tirei antes [o titulo] porque tinha preguiça de votar, pegar essas filas”, brincou. “Mas eu fiquei surpreso porque achei rápido, já votamos e foi tranquilo”, disse.
Viviane contou que deu autonomia ao filho para cumprir a obrigação de cidadão. “Eu deixei ele procurar a sala dele e fui procurar a minha. Orientei para olhar bem o título, número da seção e procurar alguém para ajudar se tivesse dúvida. E deu certo”, garantiu.