26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Eleições 2024

Tem que mudar! - 16/08/2024, 16:00 - Vinicius Portugal - Atualizado em 16/08/2024, 20:14

Damico sugere revolução no transporte público de Salvador: "É insuficiente"

Candidato indicou a implementação de VLTs na capital baiana

Candidato não considera os ônibus o meio de transporte público mais efetivo
Candidato não considera os ônibus o meio de transporte público mais efetivo |  Foto: Denisse Salazar/ AG. A TARDE

O candidato a prefeito de Salvador, Giovani Damico (PCB), sugeriu nesta sexta-feira (16), em entrevista ao programa Isso é Bahia, da Rádio ATARDE FM, uma mudança drástica nos transportes públicos da capital baiana. Ele expressou sua opinião de que os ônibus, o meio de transporte público mais utilizado na cidade, são insuficientes e geram inúmeras complicações, tanto para a sociedade quanto para os cofres públicos.

"A gente tem uma aposta muito grande no modal do ônibus, que já se mostra há décadas como insuficiente para dar conta das grandes cidades. E a própria dinâmica de gerenciamento também está muito deficiente. Essas empresas não conseguem lidar com complicações no tráfego, renovação de frotas, e garantia de linhas, porque estão sempre tentando rebaixar os custos. Alegam estar deficitárias, mas em toda licitação que aparece, elas continuam lá. Só no ano passado, a prefeitura transferiu 200 milhões em subsídios, mais 120 milhões em perdão de dívidas", disparou o candidato.

Leia mais:
"A gente deve", afirma Damico sobre legalização das drogas
Damico defende salas mais vazias para melhorar educação em Salvador

Um dos pontos destacados por Damico é a baixa atenção dada pelos ônibus às regiões mais carentes de Salvador, tanto pela frota reduzida quanto pelo alto preço das passagens. O candidato sugeriu, então, a implementação dos VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) como uma opção mais barata e inclusiva.

"É um VLT que consiga acessar diversas partes da cidade, porque ele é um transporte mais barato. Se a gente fizer uma instalação como a do Rio de Janeiro, ele vai pela via pública. Salvador já teve, inclusive, no passado. A gente chamava de bondinhos, né? Mas tem experiências de VLTs porque eles têm uma capacidade de transporte muito maior do que o ônibus. Funcionam a partir da rede elétrica, então, do ponto de vista ambiental, é mais interessante. E conseguiríamos conectar regiões como a Cidade Baixa e a Ribeira, que hoje estão completamente desabastecidas de transporte", avaliou o candidato do Partidão.

exclamção leia também