A 'bancada do feijão' prepara um ato nesta terça-feira (3), no Restaurante Alaíde do Feijão, contra candidatos "afroconvenientes" em Salvador. O movimento reúne integrantes que defendem pautas raciais.
O ato foi divulgado por meio de uma nota afirmando que haverá luta contra essa fraude no sistema, em que candidatos se declaram 'pardos' ou 'pretos' para receber a cota racial. A bancada declarou que irá "constranger" os candidatos 'espertinhos'.
“A bancada do feijão, mais uma vez, traz à tona, sob a perspectiva do voto racial, o debate sobre a importância das conquistas políticas para o povo negro, dentre elas as cotas financeiras oriundas dos fundos partidários, que serão utilizadas pelas diversas candidaturas negras”, afirma um trecho da nota.
Leia mais:
Candidato a prefeito de Salvador é barrado pela Justiça Eleitoral
Evitando polêmica, Bruno Reis se declara branco à Justiça
Apesar de não citar nenhum candidato em específico, o movimento comentou sobre o aumento dessa prática e como ela prejudica o sistema eleitoral do país.
“Devido a isso, vários segmentos do movimento negro decidiram se unir para fazer esse debate e repelir essa forma de ação, que serve para fragilizar as candidaturas de pessoas negras”, avaliou o movimento.
Vale ressaltar que, pela segunda vez na história, o número de candidatos autodeclarados 'pardos' ou 'pretos' superou o de 'brancos'.