Apesar das eleições estarem marcadas apenas para o dia 6 de outubro no primeiro turno e 27 do mesmo mês no segundo turno por todo o Brasil, abril será de diversas movimentações políticas. Isso porque, o período deve ser crucial para o andamento dos partidos visando a escolha de seus candidatos para vereadores e prefeitos.
Confira o que irá acontecer:
No dia 5 de abril, acabará a janela partidária. A partir desse dia, vereadores não poderão trocar mais de partido e outros possíveis candidatos não poderão mais se filiar a alguma legenda.
Já no dia 6 será o último para que partidos e federações que queiram concorrer às eleições registrem seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, será o fim do prazo para que políticos que queiram concorrer registrem seu domicílio eleitoral no município que irão disputar por um cargo. Também será o último dia para que o presidente da república, governadores ou prefeitos renunciem ao mandato, caso queiram entrar na disputa por outro cargo nessas eleições.
Mas esse mês não será importante só para políticos e partidos. Os eleitores que não têm cadastro biométrico terão até o dia 8 de abril para solicitar alistamento, transferência e revisão pelo serviço de Autoatendimento Eleitoral na internet. Além disso, o prazo para jovens entre 16 e 18 anos que queiram tirar seu primeiro título de eleitor será até o dia 8 de abril, podendo conseguir seu alistamento pelo autoatendimento eleitoral, ou seja, tudo via internet.