O governador Jerônimo Rodrigues (PT) comentou, nesta segunda-feira (20), sobre a ajuda que a Bahia está dando ao Rio Grande do Sul, após ser atingido por fortes chuvas, resultado em enchentes que já resultaram na morte de 157 pessoas. O gestor baiano expressou seu desejo de que toda essa situação se resolva o mais rápido possível, além de pedir colaboração entre todos.
“O Estado [do RS] pediu que enviássemos carros, pois eles também não têm veículos apropriados. Ontem, médicos da Sesab retornaram. Entre hoje e amanhã, um novo grupo de médicos estará indo para ajudar a socorrer aquela população. Portanto, nós, de alguns municípios daqui, sabemos o que é estar em estado de calamidade por conta das chuvas. Recentemente, passamos por uma situação complicada com a covid e sabemos o que é isso. Quero me solidarizar desde já e pedir a Deus que isso passe logo. Não é hora de ficar questionando quem é culpado, é hora de salvar vidas", avaliou o governador.
Jerônimo também mencionou que está avaliando, junto à Defesa Civil, um estudo sobre o impacto das chuvas na Bahia para evitar uma catástrofe no estado.
Leia mais:
PT convoca Rui Costa e mais dois ministros para sabatina; saiba mais
"Eu pedi à Defesa Civil que me apresentasse informações... soube que tem um estudo que circulou nas redes sobre a situação de insegurança em relação a qualquer risco de chuvas. Pedi que esse material chegasse até a mim para vermos o que podemos fazer para nos antecipar e criar condições de prevenção. No PAC do ano passado, incluímos algumas obras e agendas de prevenção e urgência que precisamos ter", concluiu Jerônimo.