Moradores de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, aproveitaram a diminuição das enchentes para realizar limpeza em suas casas, neste sábado (18). Móveis, colchões, eletrodomésticos, livros e diversos tipos objetos lotaram as calçadas do bairro Menino Deus.
Itens que já tiveram valor monetário e afetivo, agora estão indo para o lixo.
Leia mais: RS registra 130 prisões de bandidos que aprontaram durante as enchentes
O geólogo Evandro Oliveira fala da perda literária. “Eu tinha vários livros em casa e eu esqueci de levantá-los quando saí daqui. Quando eu fui lembrar, já não tinha como entrar.”
A aposentada Marlene de Souza desabafa sobre o estado dos seus pertences. “Está tudo com gosto, cheiro de esgoto, tudo podre”.
De acordo com Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), 3.500 pessoas estão envolvidas no trabalho de limpeza e recuperação da cidade.
Do dia 6 de maio para cá, somente onde não estava alagado, já foram recolhidas 910 toneladas. Esse número vai aumentar muito conforme as ruas forem secando.
Nesta primeira etapa, estão sendo utilizados 300 veículos pesados, incluindo retroescavadeiras, pás carregadeiras e caminhões basculantes.
Mas o trabalho principal, como varrição e raspagem das ruas, retirando manualmente a lama que se acumulou, é feito pelos garis.
Com informações da Agência Brasil.