28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Próximo! - 09/04/2024, 17:13 - Vinicius Portugal

Desembargador vota a favor de cassação de Sergio Moro

Senador recebeu um voto contrário, porém está a um voto de se salvar da perda de mandato

Julgamento segue em seu quarto dia
Julgamento segue em seu quarto dia |  Foto: Pedro França/Agência Senado

O julgamento para a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) entrou no seu quarto dia na tarde desta terça-feira (9) com mais um voto. Na última sessão, o presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson, revelou que pretende concluir as votações hoje.

O primeiro a votar nesta terça foi o desembargador Julio Jacob Júnior, que havia pedido de vista na última sessão (o terceiro desde o início do julgamento). Ele votou a favor da cassação do mandato do senador, que está sendo acusado de abuso de poder econômico em sua pré-campanha nas eleições de 2022.

“Entendo haver prova robusta nos autos de que o acesso desmedido a recursos financeiros possui aspectos quantitativos aptos a desequilibrar a igualdade do pleito”, relatou Jacob Júnior em seu voto.

Para o desembargador, esse abuso foi o suficiente para mudar sua posição na campanha, que vinha desgastada após a Operação Lava Jato e foi crucial para que Moro fosse eleito como senador no Paraná.

"A realidade é que Sergio Moro teve acesso indistinto e praticamente ilimitado a recursos aptos a possibilitar a recuperação de sua imagem, imagem esta abalada junto ao eleitorado paranaense, a partir de ter sido negado o domicílio eleitoral no estado de São Paulo".

Com isso, o julgamento está 3 a 2 contra a cassação de mandato do senador. Caso Moro receba mais um voto a seu favor, escapará da cassação, que foi movida pela federação formada por PT, PCdoB e PV e outra pelo PL.

Restam agora apenas três votos do desembargadores Anderson Ricardo Fogaça, Guilherme Frederico Hernandez Denz e do presidente do TRE, Sigurd Roberto Bengtsson.

exclamção leia também