29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Epidemia de tecnologia? - 11/12/2024, 14:40 - Da Redação

Deputados aprovam proibição de celulares em escolas

Medida já foi implementada em diversos países

Celulares não poderão ser utilizados em escolas do Brasil
Celulares não poderão ser utilizados em escolas do Brasil |  Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (10), um projeto de lei que proíbe o uso de celulares em escolas, incluindo durante os intervalos e recreios. De acordo com a proposta, os aparelhos poderão ser levados na mochila, mas só poderão ser utilizados em casos específicos, como emergências relacionadas à saúde. A previsão é de que a medida entre em vigor já em 2025.

O projeto também permite o uso de celulares para fins educacionais ou para garantir a acessibilidade de alunos com necessidades específicas. No entanto, a proposta gerou debates entre os deputados. Alguns se posicionaram contra, argumentando que a ausência dos aparelhos pode deixar os estudantes vulneráveis a situações de doutrinação nas salas de aula.

Leia mais:

PL que proíbe uso de celular em sala de aula é aprovado por deputados

Deputados aprovam PL que cria novo tipo de flagrante; entenda

“Entendo a necessidade de debatermos mais o tema. É compreensível que há problemas de aprendizado, mas também há um problema relacionado à doutrinação em algumas escolas. É uma minoria, mas recebemos diariamente relatos de alunos que estão sendo vítimas na sala de aula por conta de professores que não ensinam a matéria, mas fazem proselitismo político. Talvez isso explique, em parte, os índices educacionais ruins”, declarou a deputada Julia Zanatta (PL-SC), alinhada ao bolsonarismo.

A medida já foi implementada em diversos países, como Holanda, Espanha, França, Canadá, Suíça e México, e conta com o apoio de professores e profissionais da educação, que acreditam que a restrição ao uso de celulares pode beneficiar o aprendizado e o ambiente escolar.

exclamção leia também