30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Tem sentido? - 21/01/2025, 16:13 - Da Redação

Deputado pede impeachment de Lula por Pé-de-Meia; entenda

Programa paga parcelas de R$ 200 para estudantes da rede pública

Presidente Lula pode sofrer impeachment por conta do Pé-de-Meia
Presidente Lula pode sofrer impeachment por conta do Pé-de-Meia |  Foto: Ricardo Stuckert/ PR

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) apresentou um pedido de impeachment contra o presidente Lula (PT) e os ministros Camilo Santana (Educação) e Fernando Haddad (Fazenda), devido ao programa Pé-de-Meia.

O parlamentar argumenta que o governo teria cometido crime de responsabilidade ao criar gastos não autorizados por lei e “sem observância das prescrições legais”. Kim também afirmou que houve tentativa de interferir nas eleições municipais de 2024, já que parte dos pagamentos ocorreu na semana do pleito.

Leia mais:

Assista: Lula dá bronca em Haddad após polêmica do Pix

Trump afirma que Estados Unidos não precisa do Brasil

“Vale mencionar que alguns desses pagamentos foram feitos na semana em que ocorreu o pleito municipal de 2024, o que pode mostrar que o intuito de tais pagamentos era influenciar a eleição de modo a favorecer os candidatos apoiados pelo governo federal”, diz um trecho do documento, que precisa de 171 assinaturas para ser validado.

O que é o Pé-de-Meia?

O Pé-de-Meia é uma iniciativa do Ministério da Educação criada para combater o abandono escolar. Por meio do programa, estudantes do ensino médio da rede pública recebem parcelas de R$ 200 por mês. A iniciativa também contempla alunos de cursos universitários e licenciaturas, visando incentivá-los a permanecer nos estudos.

exclamção leia também