O deputado federal André Janones (Avante-MG) enviou um ofício à Procuradoria-Geral da República (PGR), solicitando que o Ministério Público Federal (MPF) entre com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a extinção do Partido Liberal (PL).
“Este pedido fundamenta-se na necessidade de proteção do regime democrático brasileiro, que tem sido alvo de sucessivos ataques e ameaças originados e fomentados por figuras de liderança e membros do partido requerido”, afirma Janones no documento.
O deputado cita episódios como as explosões na Praça dos Três Poderes, os ataques de 8 de janeiro de 2022 e a participação de integrantes do PL na tentativa de golpe de Estado. Ele também menciona o envolvimento do próprio presidente do partido, Valdemar Costa Neto, nesses eventos.
Leia mais:
Advogado de Cid diz que Bolsonaro sabia de plano para matar Lula
“Perseguição”, dispara Leandro de Jesus sobre indiciamento de Bolsonaro
Segundo Janones, a continuidade do PL representa uma ameaça à democracia, e cabe às instituições garantir a estabilidade e a paz no país.
“A continuidade das práticas do Partido Liberal representa uma ameaça direta à ordem democrática e à paz social. O apoio a discursos de descrédito institucional, culminando em atos de violência, demanda uma intervenção enérgica para preservar a estabilidade do Estado Democrático de Direito”, pontuou o parlamentar.