27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Exclusiva! - 30/08/2023, 06:00 - Cássio Moreira

"Deputado hoje só vai pra mídia se xingar", reclama João Leão

Deputado federal João Leão fala ao Portal MASSA! sobre atual nível do Congresso

Deputado lamenta postura de parte dos parlamentares
Deputado lamenta postura de parte dos parlamentares |  Foto: Raphael Müller/AG. A TARDE

Aos 77 anos, João Leão (PP) saiu do cargo de vice-governador da Bahia e voltou para a Câmara dos Deputados, lugar onde já estava habituado. O cenário, entretanto, é diferente das primeiras passagens pela Casa. Em entrevista exclusiva ao Portal MASSA!, o deputado federal lamentou as recentes polêmicas envolvendo o Congresso Nacional e afirmou que o nível do parlamento brasileiro "caiu bastante".

Aspas

Deputado hoje só vai para a mídia se xingar os outros

João Leão

"Realmente, estou enojado. O nível do Congresso Nacional caiu muito. Você tem uma direita que só faz reclamar e xingar os outros, e tem uma esquerda que faz a mesma coisa, só faz reclamar e xingar. O nível do parlamento brasileiro caiu bastante", disparou o deputado.

Aspas

O nível do Congresso Nacional caiu muito. Você tem uma direita que só faz reclamar e xingar os outros, e tem uma esquerda que faz a mesma coisa, só faz reclamar e xingar

João Leão

Detentor do voto de confiança de 102.376 baianos em 2022, o pepista falou ainda sobre o caso Carla Zambelli (PL), do qual foi relator. A deputada 'escapou' de ser condenada e até perder o mandato sob a acusação de ter xingado um colega de Casa.

"Outro dia eu fiz um discurso muito duro na Comissão de Constituição e Justiça, convidando os deputados para que cada um faça um projeto para o desenvolvimento econômico do país. Deputado hoje só vai para a mídia se xingar os outros. O caso da Zambelli, que eu fui relator, três deputados começaram a sacanear com ela [...] Aí eles disseram que ela estava mandando tomar no c*, o que não foi verdade. Eu não condenei Zambelli, eu acatei o pedido do PSB para analisar a questão. Depois de analisado, eu cheguei à seguinte conclusão de que ela não tinha culpa na história. Então, a Carla Zambelli, por esse caso, jamais poderia ser condenada", afirmou Leão, que ainda disse estar se sentindo "navegando em um mar turbulento" no Congresso.

Leia mais

"Vamos ganhar a eleição", dispara João Leão sobre prefeitura de Lauro

"Na Casa está esse problema [...] Eu tô me sentindo meio que navegando em um mar turbulento. Eu quero que a Casa volte a ser aquela Casa das grandes propostas, do tempo de Ulysses Guimarães, de tantos deputados que fizeram a história desse país", completou.

Relação Lula - PP

"Eu acho que o presidente Lula está certo". João Leão encara com naturalidade a aproximação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de quem já foi líder do governo, com o PP, seu partido. A expectativa é de que nos próximos dias o nome do deputado federal André Fufuca seja anunciado para ocupar um ministério.

Aspas

O Lula é de uma habilidade de articulação política impressionante

João Leão

"Eu acho que o presidente Lula está certo. Ele quer voto na Câmara. O PP, junto com o União Brasil e outros partidos, tem 197 votos. Então, o presidente quer colocar um ministro do PP e um dos evangélicos. Ele quer o voto da bancada evangélica", declarou o deputado.

João Leão, que votou no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição em 2022, ainda elogiou a habilidade de articulação de Lula, mas ressaltou que o atual chefe do Palácio do Planalto tem errado em algumas situações.

"O Lula é de uma habilidade de articulação política impressionante. É o que faltou em Bolsonaro. Agora, Lula está errado em algumas coisas. O Moro tava lá nos cantos das cadeiras do Senado. Com aquela declaração de Lula que ia esculhambar com Moro, ele puxou para as primeiras cadeiras do Senado. Moro passou a ser uma liderança. Lula tá copiando Bolsonaro,tá falando demais, prejudicando a ele e ao governo", pontuou João Leão.

exclamção leia também