"Sou apaixonado pela cidade e pelo povo". Foi assim que o deputado federal e ex-vice-governador da Bahia, João Leão (PP), definiu sua relação com Lauro de Freitas, de onde já foi prefeito. Em entrevista exclusiva ao Portal MASSA!, o agora parlamentar, cotado para disputar a prefeitura do principal município da Região Metropolitana de Salvador, garantiu que o grupo de oposição vai sair vitorioso do pleito, caso haja unidade.
Precisamos ter uma unidade em torno dessa candidatura, lançar apenas um candidato para sair com uma chapa com candidato e vice. Aí vamos ganhar essa eleição
João Leão
Aos 77 anos, Leão, que é apontado como o 'candidato ideal' pela oposição a Moema Gramacho (PT), atual prefeita, defendeu o legado da sua gestão na cidade, mas disse que não sabe se será ele o representante do bloco nas urnas.
"Eu iniciei minha vida política em Lauro de Freitas, sou apaixonado pela cidade e pelo povo. Aqui eu construí meus grandes amigos, fiz uma revolução em quatro anos. Eu dupliquei a Estrada do Coco, draguei o Rio Ipitanga. Manda comparar quantas escolas Moema construiu. Eu trouxe seis universidades pra cá", iniciou Leão, que geriu Lauro entre 1989 e 1993.
Eu iniciei minha vida política em Lauro de Freitas, sou apaixonado pela cidade e pelo povo
João Leão
Leão colocou entre as opções do grupo o empresário Teobaldo Costa (União Brasil), segundo colocado na disputa 2020, a ex-deputada estadual Mirela Macedo (União Brasil), a vereadora Débora Regis (PDT) e Mateus Reis. O deputado também defendeu uma candidatura única para fortalecer o bloco.
"Aqui nós temos diversas opções. Temos Teobaldo, Mirela, Debora, Mateus Reis, mais uns três vereadores. Todos querem ser candidatos, temos alguns empresários também. Precisamos ter uma unidade em torno dessa candidatura, lançar apenas um candidato para sair com uma chapa com candidato e vice. Aí vamos ganhar essa eleição. Tive a honra de ser o prefeito mais votado de Lauro. Quando fui candidato a deputado, eu tive 83% dos votos válidos para deputado do município", disparou Leão.
Aqui nós temos diversas opções. Temos Teobaldo, Mirela, Debora, Mateus Reis, mais uns três vereadores. Todos querem ser candidatos
João Leão
Questionado se estaria disposto a aceitar o desafio e liderar o projeto, Leão desconversou e afirmou que poderia ser mais importante permanecer em Brasília para apoiar o prefeito eleito do grupo, caso assim aconteça no próximo ano.
"Eu não sei. Seria mais importante se eu continuasse como deputado, porque se pegasse um prefeito ligado a gente, poderia ajudar esse prefeito. Eu não sou o rei da verdade, mas tenho experiência", disse o parlamentar.