O deputado baiano Bacelar (PV) apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados que permite que a cannabis (planta usada para produzir maconha) apreendida pelas forças de segurança seja destinada para uso medicinal.
Leia mais:
Eleitor flagra equipe de Zé Ronaldo distribuindo cestas básicas em Feira
Justiça Eleitoral recebe mais de 60 mil denúncias de propaganda ilegal
Governo divulga amanhã ‘bets’ liberadas no Brasil
A proposta tem o intuito de transformar a maconha retida pelos policiais em matéria-prima para produção de medicamentos. Deste modo, a planta será destinada a laboratórios que desenvolvem pesquisas sobre o assunto.
“Além de permitir o aproveitamento das propriedades terapêuticas da planta, essa prática pode resultar no barateamento dos medicamentos, ampliando o acesso aos tratamentos”, afirma Bacelar.
O texto, que está sob análise das comissões temáticas, altera a Lei Antidrogas prevendo o uso da planta para fins medicinais em vez da incineração.
Redução de custos
A matéria diz ainda que a produção de princípios ativos a partir de plantas apreendidas reduziria os custos associados ao cultivo e à importação da matéria-prima, permitindo que os laboratórios ofereçam medicamentos a preços mais acessíveis.