A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) pediu, nesta quinta-feira (19), respeito a Yemanjá. A parlamentar criticou artistas que cantam axé, mas cometem preconceito religioso.
“Respeita Yemanjá! Você não é obrigada a cantar axé, mas, se canta, não deve cair nas armadilhas do racismo religioso. Muita gente branca fez fortuna com axé music, que nasce nos terreiros e não discrimina ninguém. A gratidão e o respeito é o mínimo que se espera”, disparou a deputada em seu Instagram.
Leia mais:
Idosa chama policial de “macaco” em frente a casa de Lula; veja
Alba aprova lei para aproximar jovens baianos da ciência
A postagem foi uma indireta à cantora Claudia Leitte, que gerou polêmica na internet no último sábado (14). Durante uma apresentação em Salvador, Claudia cantou a música “Caranguejo” e trocou o nome de Yemanjá por Yeshuá, provocando indignação em diversos setores.
A confusão foi tão grande que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recebeu uma denúncia formal. A instituição pode abrir uma investigação sobre a possível violação aos direitos culturais e religiosos. Caso comprovada, a infração pode resultar em uma pena de 1 a 3 anos de reclusão e multa.