Jair Bolsonaro (PL) ganhou 9.158 presentes durante seus quatro anos de mandato, de 2019 a 2022. Desde as joias sauditas, que levaram ao indiciamento do ex-presidente pela Polícia Federal, até armas e diversos outros itens, o inventário foi catalogado pelo assessor do ex-chefe do Executivo, Marcelo Câmara.
Um dos presentes que Bolsonaro mais recebeu foram máscaras. Como todos sabem, o ex-presidente fez diversas declarações contra o uso de máscaras e acabou recebendo 245 itens do tipo, provavelmente como forma de protesto. Uma das bandeiras mais levantadas por Jair Bolsonaro durante sua presidência foi a armamentista, e com isso ele recebeu 74 facas, dez canivetes, duas pistolas, duas munições, dois estojos e uma miniatura de arma.
Bolsonaro também recebeu presentes culturais, como 77 itens para o preparo do chimarrão, oito adereços indígenas e 43 artesanatos. Além disso, ele, que gostava de utilizar camisas de futebol, recebeu incríveis 449 presentes desse tipo.
Leia mais:
PF afirma que Bolsonaro mentiu sobre joias na fazenda de lenda da F1
Aliados de Bolsonaro temem por indiciamento por tentativa de golpe
As tão polêmicas joias e itens de alto valor, que foram desviados e estão sendo investigados pela Polícia Federal, também constam na lista. Por exemplo, um relógio Rolex foi vendido junto com outro da marca Patek Philippe por US$ 68 mil. Aliados do ex-presidente realizaram uma 'mega-operação' para recuperar esses presentes nos Estados Unidos em março de 2023.