25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Em cana - 10/08/2024, 13:05 - Da Redação

Coroa golpista pega 17 anos de xilindró após decisão do STF; veja

'Fátima de Tubarão (SC)' lançou vídeo durante o ato antidemocrático no Palácio do Planalto

Idosa gravou vídeo do ato nas redes sociais
Idosa gravou vídeo do ato nas redes sociais |  Foto: Reprodução

Maria de Fátima Mendonça Jacinto, vulgo 'Fátima de Tubarão (SC)', foi condenada a 17 anos de xilindró nesta última sexta-feira (9). A decisão veio depois do Supremo Tribunal Federal (STF) formar maioria sobre a proposta de condenação do ministro Xandão Moraes, relator do caso.

O magistrado propôs que Fátima fique enjaulada em regime inicial fechado. A coroa foi uma das figuras que colou firme na invasão das sedes dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023.

Leia mais:
Veja a lista de indiciados nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro
Marçal é obrigado pela Justiça a remover posts contra Boulos; entenda
Pulou fora: Advogado larga caso de Jair Bolsonaro no STF

À época, Fátima lançou um vídeo durante o ato antidemocrático no Palácio do Planalto, que circulou grandão nas redes sociais, narrando cada passo do grupo e ainda deu ideia que o próximo alvo seria Moraes. "Vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora", disse Fátima.

Em seu voto, o ministro ainda propôs que a coroa seja condenada a pagar multa e indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 30 milhões, que será quitado em conjunto com os demais condenados pelo caso.

Em contrapartida, os ministros Cristiano Zanin e Edson Fachin, pediram uma pena menor para a idosa, de 15 anos. Os demais, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux concordam com o tempo proposto por Moraes.

exclamção leia também