O vereador Lulinha (União) está de volta à Câmara Municipal de Feira de Santana. Conhecido como um dos principais aliados do prefeito eleito Zé Ronaldo (União), o edil promete intensificar seu trabalho neste retorno.
Embora não tenha sido eleito em 2020, Lulinha não se afastou do legislativo. Durante o período, assumiu a cadeira da vereadora Gerusa Sampaio (União), enquanto ela esteve à frente da Secretaria de Gestão Municipal. Agora, eleito com mais de 5 mil votos, o edil promete muito trabalho e foco em infraestrutura, segurança e transporte, tanto na sede do município quanto na zona rural.
“Vamos continuar buscando melhorias junto ao prefeito Zé Ronaldo, que de fato atende às reivindicações que a gente faz. Alguns compromissos que ele assumiu junto comigo, como melhorias nas estradas e asfaltamento de vias públicas na Matinha, Tiquaruçu e Jaíba, já estão na pauta. Também vou cobrar vigilantes autorizados pela Polícia Federal para trazer mais segurança às escolas municipais”, destacou Lulinha, em entrevista exclusiva ao Portal Massa!.
Além disso, Lulinha reforçou outras demandas recorrentes da comunidade, que ele vai chegar junto no seu mandato. “São muitos pedidos de extensão de rede de água e energia, pavimentação asfáltica e drenagem, que é o principal em vários pontos da cidade. Essas são melhorias que a população sempre solicita”, completou.
Zona rural como prioridade
O prefeito eleito Zé Ronaldo reconheceu, nesta sexta-feira (27), que perdeu votos na zona rural de Feira de Santana. Para Lulinha, é imprescindível que o governo se aproxime mais dessas localidades e atenda às demandas da população.
Leia mais:
“Garantir que nenhum aluno fique fora da escola”, afirma Pablo Roberto sobre Educação em Feira
“Político e técnico”, diz Zé Ronaldo sobre escolha do secretariado
“Eu ando constantemente na zona rural e a queixa é sempre a mesma: a ausência do então prefeito Colbert. Eles sentem falta da participação em inaugurações, missas e, principalmente, de ações como a extensão de rede de água e energia, patrolamento de estradas e asfaltamento das vias principais dos distritos. Esse suporte é essencial para a zona rural”, analisou.
Ele também destacou a necessidade de resgatar as associações dessas localidades, que perderam força durante a gestão passada. “A oposição aproveitou para atuar lá, mas quem sempre trabalhou na zona rural foi nosso grupo político. Zé Ronaldo vai resgatar essa presença. Ele já está visitando distritos novamente, e é isso que o povo quer: um prefeito presente, diferente de Colbert, que quase não ia”, afirmou.
Disputa pela presidência da Câmara
Com o retorno à Câmara, Lulinha já desponta como um dos favoritos para a vice-presidência na chapa de Marcos Lima (União). Inicialmente, Jorge Oliveira (PRD) tinha o apoio da maioria dos vereadores, mas o cenário mudou nos últimos dias.
“Ficaram as duas chapas: Jorge Oliveira e Marcos Lima. A de Marcos permaneceu com os oito vereadores mais próximos do governo e ainda ganhou o apoio de alguns que eram de oposição. O mais correto é eleger a chapa alinhada ao governo. Nós estávamos firmes, prontos para um bate-chapa se necessário, mas os vereadores entenderam que o melhor para Feira era apoiar a chapa de Marcos Lima, que agora conta com 11 vereadores”, explicou Lulinha.
O vereador ressaltou a necessidade de harmonia entre a Câmara e o Executivo, especialmente para garantir avanços para o município. Ele também reelembrou a gestão passada, marcada por conflitos entre o ex-prefeito Colbert Martins e a atual presidente da Câmara, Eremita Mota (PP).
“A gente entende que é preciso uma Câmara em sintonia com o Executivo. Não é que somos obrigados a atender tudo, mas precisamos ter o compromisso de ajudar a cidade a crescer. Tudo que for bom para Feira de Santana precisa ser aprovado, sem criar dificuldades como no passado, quando projetos foram travados e a lei orgânica foi desrespeitada. É hora de virar essa página e trabalhar pela cidade”, finalizou.