
O influenciador e coach bolsonarista Marcos Bonatt fez uma afirmação, sem provas, para lá de polêmica. Durante um passeio por Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, ele declarou que as eleições de 2022, que elegeu o presidente Lula (PT), foram roubadas. Segundo ele, a análise foi feita a partir de visitas em lojas da cidade turística.
Leia Também:
"Não consigo parar de falar em política, cara. Toda loja que eu entro eu sempre jogo uma indiretinha 'graças ao seu presidente', 'presidente Lula maravilhoso', os caras me olham e falam: 'maravilhoso? Esse cara está acabando com o Brasil'. 98% das lojas que eu entro e comento, o pessoal odeia o Lula. Eu estou na Bahia, onde dizem que Lula é o pai dos pobres. O pessoal aqui fala que foi roubo. Aqui é 22. O povo logo se manifesta", disse Marcos Bonatt, em vídeo publicado no Instagram.
Infelizmente, fomos roubados. Fomos roubados por todos os lados.
Marcos Bonatt
Sempre tema de polêmica, a confiabilidade das urnas eletrônicas e de todo o processo eleitoral brasileiro são assegurados pela Organização dos Estados Americanos (OEA); União Interamericana de Organismos Eleitorais (Uniore); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Transparência Eleitoral Brasil; Tribunal de Contas da União (TCU), entre outros órgãos.
Eleições presidenciais
Estado conhecido, tradicionalmente, por votar em candidatos petistas, em 2022 se confirmou. No segundo turno, Lula venceu massivamente na Bahia, com 72,12% dos votos. Já em Porto Seguro, especificamente, a situação foi mais apertada, com 56,73%, mas ainda deu o candidato que foi eleito pela terceira vez.
