O mês de conscientização sobre a valorização da vida e o combate ao suicídio, o “Setembro Amarelo”, tem chamado a atenção de políticos, como o deputado federal Capitão Alden (PL). O parlamentar tem realizado uma série de publicações em suas redes sociais, destacando suas ações relacionadas ao tema.
Membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, Alden é o responsável pela criação da Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação (FPCSA). O deputado informou que em breve lançará oficialmente a FPCSA, ressaltando que o tema deve ser abordado de forma contínua, e não apenas durante o mês de setembro.
“Desde o início de minha carreira tenho um olhar sensível sobre o combate ao suicídio. Durante minha passagem pela Assembleia Legislativa da Bahia, protocolei um projeto para a instalação de telas de proteção e gradis anti-suicídio, e, desde o ano passado, a gestão de Bruno Reis viabilizou esses equipamentos em viadutos e passarelas de Salvador”, afirmou Alden.
Leia mais:
Momento difícil! Ex-bbb afirma que tentou suicídio após reality
Alden defende projeto de lei contra pessoas que resistirem à abordagem
Dados
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem anualmente por suicídio, representando uma em cada 100 mortes. Embora as taxas globais de suicídio tenham caído 36% entre 2000 e 2019, nas Américas, os números aumentaram 17% no mesmo período. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta principal causa de morte, atrás de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal.