A chegada do pepista André Fufuca (MA) ao Ministério do Esporte deve garantir maior tranquilidade ao presidente Lula (PT) na Câmara dos Deputados. De acordo com o deputado federal Claúdio Cajado, em conversa com o Portal MASSA!, nesta terça-feira (12), parte da bancada do partido pode apoiar o governo no Legislativo.
A movimentação de Lula para atrair o PP e seus 47 deputados custou caro: a saída da ex-jogadora de vôlei Ana Moser para dar lugar a Fufuca, decisão que foi alvo de críticas. Na avaliação de Cajado, dois fatores vão pesar positivamente para que os parlamentares da legenda votem com o governo. Um deles é a liderança que o agora ministro exerce sob a bancada. O outro fator é a chance de expansão nas ações de políticas públicas ligadas ao esporte nos estados e municípios.
Leia mais
Se ligue, véi! Veja como novatos no governo Lula votam no Congresso
Fufuca e Silvio Costa Filho são confirmados como ministros
"Acredito que grande parte da bancada irá apoiar o governo por conta de dois fatores: a liderança do ministro Fufuca com a bancada, e a possibilidade das ações de políticas públicas esportivas serem estendidas aos estados e municípios com uma nova gestão mais proativa e efetiva de execução orçamentária", disse ao ser questionado.
Um levantamento feito pelo Portal MASSA!, com base nos dados divulgados pelo Radar do Congresso, aponta que o PP vota sob orientação da liderança do governo Lula (PT) em 65% das votações na Câmara dos Deputados. Os números antecedem à chegada do partido na Esplanada dos Ministérios.