25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

Mata do São João - 20/06/2024, 16:41 - Lula Bonfim/Portal A Tarde

Bira da Barraca é denunciado por usar prefeitura para autopromoção

Prefeito de Mata de São João utilizava máquina da prefeitura para aumentar popularidade

Bira da Barraca foi denunciado pelo MP
Bira da Barraca foi denunciado pelo MP |  Foto: Divulgação

O prefeito de Mata de São João, Bira da Barraca (União Brasil), foi denunciado ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) na última quarta-feira (19), por improbidade administrativa e ilícito eleitoral. De acordo com a denúncia, o gestor municipal incorreu em abuso do poder político e das comunicações para promover a si mesmo e a aliados.

O autor da denúncia foi o presidente municipal do PSB, José Flávio Morais de Almeida, que apontou a utilização dos meios de comunicação oficiais da prefeitura de Mata de São João para promover o prefeito e as secretárias de Promoção Social e Combate à Pobreza, Rita Miranda, e de Obras, Samela Tamene.

Um dos exemplos utilizados pelo denunciante foi a publicação “Prefeito anuncia contratação de 500 servidores para reforço educacional”, do site oficial da prefeitura. Na avaliação de José Flávio, a informação deveria ter como ator principal a prefeitura do município e não o gestor, Bira da Barraca.

Em outros exemplos, o denunciante cita a utilização de fotos de Rita Miranda e de Samela Tamene em publicações da prefeitura, tanto no site oficial quanto na conta de Instagram da gestão municipal.

“Ao utilizar verbas públicas para promover a imagem pessoal, o agente público promove enriquecimento ilícito em benefício próprio”, diz a ação.

“Para além do mais, tais violações configuram abuso do poder político, sujeitando ao cancelamento do registro ou do diploma em caso de os agentes citados virem a concorrer ao pleito eleitoral de outubro próximo”, acrescenta a denúncia.

Leia mais:

Alagoinhas sanciona lei contra LGBTfobia em comércios

O presidente do PSB em Mata de São João ainda aponta que, apesar de não estarmos ainda em período eleitoral, a jurisprudência brasileira entende ser cabível a representação de agentes públicos que abusem do poder político.

Com base nisso, o socialista pediu que o MP-BA ajuíze, contra Bira da Barraca, uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa, com base em violação ao princípio da impessoalidade, enriquecimento ilícito e dano ao erário. Além disso, José Flávio pede representação contra o prefeito por propaganda eleitoral antecipada e a abertura de Ação de Investigação Judicial Eleitoral.

exclamção leia também