
O Governo Federal vai exigir recadastramento facial de todos os beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo. A medida, anunciada após reuniões do presidente Lula com ministros, será implementada junto à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que já substitui o RG em vários estados.
Leia Também:
Segundo o governo, a biometria facial vai garantir que apenas beneficiários legítimos recebam os auxílios, ajudando a reduzir fraudes.
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, explicou que a mudança será feita por etapas. novos beneficiários já precisarão do cadastro facial, enquanto quem já recebe terá mais prazo para se adequar. Idosos com mais de 80 anos e pessoas com dificuldade de mobilidade estarão isentos.
Vantagens da nova identidade
A CIN reúne CPF, biometria, QR Code de segurança e outros dados em um só documento, além de ser aceita em países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai).
Como tirar a CIN
Para solicitar a nova identidade, basta procurar um posto de emissão no seu estado com RG atual e comprovante de residência. Em Salvador, os SACs estão atendendo por ordem de chegada para realizar a emissão da carteira.
A primeira via é gratuita e já vem com foto, dados pessoais e recursos de segurança digital.