Depois do anúncio de Gusttavo Lima sobre o desejo de concorrer ao cargo de presidente da República nas eleições de 2026, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, fez uma brincadeira sobre convidar o cantor Bell Marques para ser senador futuramente, formando uma classe artística que represente a cultura e “ajude o progresso do Brasil”. Apesar do tom de humor na fala do gestor municipal, a presença de artistas na política não é nada extraordinário ou impossível de acontecer.
O Portal MASSA! relembrou os principais nomes da arte que entraram para o mundo político, desde ícones brasileiros até figuras polêmicas. Confira a lista abaixo.
Leia mais:
Gusttavo Lima vai se candidatar à Presidência da República
"Vamos convidar Bell Marques", diz Bruno Reis após candidatura de Gusttavo Lima
A fama ajudou? Descubra quais famosos conseguiram se eleger em 2024
Gilberto Gil
Quem vê Gilberto Gil nos dias de hoje nem imagina que o cantor, compositor e multi-instrumentista baiano já foi vereador de Salvador. Na época em que se elegeu, em 1988, o que o artista desejava mesmo era ser prefeito da cidade, mas acabou tendo a proposta vetada pelo então governador, Waldir Pires. Inclusive, esse impedimento e toda a frustração de Gil acabou virando arte, resultando na canção ‘Pode, Waldir?’.
Anos depois, durante os primeiros mandatos presidenciais de Lula, o artista foi convidado para o cargo de Ministro da Cultura do Brasil e aceitou a proposta, mostrando que a política continuava circulando em suas veias.
Tiririca
Quando se fala de famosos na política é quase impossível não lembrar de Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido pelo personagem ‘Tiririca’. O ator e comediante foi um dos primeiros nomes populares a terem contato com uma candidatura política de sucesso, ainda que extremamente inesperada, já que ele teve uma campanha polêmica e marcada por críticas.
Porém, desde a primeira tentativa, em 2010, Tiririca foi abraçado pelo povo e conseguiu vencer todas as disputas eleitorais que entrou. Em 2022, ele foi reeleito para o quarto mandato como deputado federal.
Artistas baianos na disputa eleitoral
Além de Gilberto Gil, outras celebridades da Bahia, de diversos gêneros artísticos, tiveram sucesso na política, conseguindo se eleger pelo menos uma vez. Os mais conhecidos são o pagodeiro Igor Kannário, o eterno cantor gospel Irmão Lázaro, a dançarina Léo Kret e, um dos nomes mais recentes na área, o jornalista Jorge Araújo.
Na contramão dos que alcançaram êxito estão alguns personagens pitorescos que receberam uma negativa do povo nas urnas nas últimas eleições municipais, como os cantores A Dama do Pagode, Oh Polêmico, o motorista por aplicativo e influenciador Atan Uber, a jornalista Anna Valéria, o policial e influencer Coronel Sturaro, o torcedor Binha do Bahia, o ex-dançarino Fabety do Povão, o ex-vocalista do Terra Samba Reinaldinho, o pai de Cristian Bell, Daltro Guerreiro, e até mesmo o sósia de Bell Marques, conhecido como Bell Bahia.
Outros rostos
Figurinha carimbada na política, o ator e ex-estrela pornô Alexandre Frota foi um dos rostos conhecidos pelo público que acabou ganhando destaque na política também. O jogador de futebol Romário, um dos maiores craques do Brasil, marcou golaço nas votações e foi reeleito como senador do Rio de Janeiro, sendo um dos mais votados da história da cidade.
Outro exemplo de artistas que decidiram construir uma carreira política é a cantora Leci Brandão, que foi reeleita deputada estadual pelo estado de São Paulo, pelo PCdoB.
Esses e tantos outros nomes mostram que muita gente aproveita a fama e visibilidade para buscar por um cargo político, seja com o propósito voltado a realizar um trabalho sério ou não. Sendo assim, é possível que em 2026 outras carinhas conhecidas tentem a sorte nas eleições.