24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

mentiu? - 03/06/2025, 14:25 - Bruno Dias e Flávia Requião

Após se mandar do Brasil, Zambelli nega que tenha fugido da condenação

Deputada federal foi condenada a dez anos de prisão, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF)

Zambelli foi condenada a dez anos de prisão
Zambelli foi condenada a dez anos de prisão |  Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Momentos após anunciar que deixou o Brasil em viagem para o exterior, nesta terça-feira (9), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) revelou que foi para a Itália e que não pode ser deportada para retornar ao país.

Leia Também:

“Estou na Itália. Tenho cidadania italiana e não podem me deportar. Eles não podem me deportar sendo cidadã italiana”, afirmou em entrevista à CNN.

A parlamentar negou que tenha fugido do país e considera sua viagem como um ato de resistência. “Eu entendo minha saída como resistência, não como fuga".

Segundo ela, a decisão foi tomada após o STF ter negado prisão domiciliar. "Eu recebi a informação de que Moraes não me daria prisão domiciliar, mas me colocaria e deixaria na cadeia”.

Zambelli foi condenada a dez anos de prisão, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por invadir e anexar documentos falsos aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Além disso, ela também terá que pagar uma indenização de R$ 2 milhões pelo ato, assim como o hacker Walter Delgatti. Ele também foi condenado a prisão, mas com a pena de oito anos.

Durante a análise, os magistrados também determinaram a perda do mandato da parlamentar, a ser executada após o trânsito em julgado da ação, isto é, quando não houver mais possibilidade de recurso.

Advogado pulou fora

O ato de deixar o Brasil causou consequências na equipe de defesa de Zambelli, com a renúncia do seu advogado, Daniel Bialski. O jurista anunciou, em um comunicado que não irá mais representar a defesa da deputada.

Fui apenas comunicado pela deputada de que estaria fora do Brasil para dar continuidade a um tratamento de saúde. Todavia, por motivo de foro íntimo, estou deixando a defesa da deputada, como já lhe comuniquei. Agora, detalhes sobre ela devem ser requisitados à Karina, assessora da deputada", afirmou.

exclamção leia também